Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT PRESENTE PELA DEFESA DA ÁGUA EM TERESÓPOLIS

24/07/2019

Em mais um capítulo na luta contra o processo de entrega da água para a iniciativa privada em Teresópolis, o STIPDAENIT se fez presente na audiência pública realizada no fim de tarde da última terça-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação do município.

 A audiência foi marcada por um clima tenso entre os presentes e quem a presidia. A começar pelo local onde foi realizado, um auditório com capacidade bem reduzida para um evento de extrema importância para o município, com isso, muitas pessoas ficaram do lado de fora. O prefeito Vinicius Claussen, entusiasta de uma possível privatização, não se fez presente, nem mesmo o Secretário de Meio Ambiente, que foram representados por uma espécie de “time” como eles se nomeavam.

Os sindicalistas e os moradores do munícipio tiveram voz ativa nessa audiência e combateram as incoerências apresentadas pelos representantes da prefeitura. Uma delas foi que a privatização irá gerar empregos, mas a Cedae tem projetos para melhorar o serviço de saneamento no município ,que também é uma fonte de geração de novos postos de trabalho. Outra incoerência dita foi que de a Cedae, uma empresa pública, poderia participar do processo de concessão do serviço de água e esgoto.

Desde 1978 a responsabilidade do abastecimento e esgotamento de Teresópolis é da Cedae, os vários prefeitos que governaram o município  de lá pra cá não foram capazes de dialogar com a empresa. A companhia que até tentou em 11 de novembro de 2010, através do ofício DI 013/2010, e elaborou um plano de metas com várias as ações previstas, tanto para esgotamento quanto para o abastecimento, e solicitou uma resposta da prefeitura e não teve resposta.=

Nós do STIPDAENIT defendemos a reorganização da Cedae no município. Essa parte é importante e está expressa no Plano de Saneamento do Teresópolis. Nele, é sugerido um projeto apenas para entender os ativos com a Cedae, e quem é devedor e de quanto seria essa dívida entre a empresa e a prefeitura. A empresa já apresentou estudos e projetos para equacionar nossos problemas de saneamento e resolver as questões legais com a empresa.

Entregar a água de Teresópolis para a iniciativa privada seria um crime contra a população do município, vamos lutar até o fim contra essa manobra política do prefeito Vinicius Claussen! Estamos sempre em defesa da Cedae e dos interesses da população, que e contra a privatização da água!

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br