Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

É FUNDAMENTAL A LUTA DE TODOS OS TRABALHADORES CONTRA A MP 868/2018!

15/05/2019

A Medida Provisória 868/2018, se aprovada, desestrutura completamente a política nacional e o setor de saneamento básico, destruindo tudo o que foi conquistado com muita luta do povo brasileiro, onde, na prática extingue as companhias públicas Estaduais que são responsáveis por 70% da prestação dos serviços de água e esgoto no País com o único objetivo de beneficiar o setor privado e não para atender ao interesse público.

Com isso vai prejudicar sensivelmente a população brasileira, principalmente, aquela que ainda não tem acesso aos serviços residentes nos pequenos municípios do Norte e Nordeste do País, das zonas rurais e das localidades das comunidades tradicionais, além dos que vivem na periferia das grandes cidades.

Além disso, se for aprovada, essa medida provisória abre totalmente o caminho federal para a privatização da Cedae. Estamos há mais de 30 anos na luta contra a privatização da companhia, que é de extrema importância para a população do Rio de Janeiro, não podemos deixar que um bem precioso do Estado seja entregue de mão beijada para aqueles que só visam o lucro e esquecem da importância social do saneamento básico público!

 O texto deixa bem claro que não será mais possível firmar novos contratos de programas, nem prorrogar os existentes, sem passar por licitação, que posteriormente só terão a alternativa de serem privatizados, portanto é o fim das empresas estatais. MP visa privatizar municípios rentáveis, cerca de 600 no Brasil, deixando os demais municípios para o estado. O povo é quem vai pagar a conta!!

Nós do STIPDAENIT somos totalmente contrários a essa medida. Sabemos que um serviço tão fundamental para a população não pode ser visto como fonte de lucro e sim como garantia de qualidade de vida a quem o recebe. Vamos alertar a população e convida-la a fazer pressão junto aos parlamentares para impedir a aprovação no Congresso dessa medida que vai contra a universalização dos serviços de água e tratamento de esgotos para todos os brasileiros. O mercado só quer os municípios que dão lucro, que podem pagar por seus serviços caros e de qualidade duvidosa.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br