Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

NOTA DE PESAR: TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

29/01/2019

O STIPDAENIT expressa seu imenso pesar com relação ao trágico rompimento da barragem 1 do complexo Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), no último dia  25. Nossa solidariedade vai para todos os afetados por essa tragédia. Não somente os seres humanos que perderam suas vidas, mas toda Fauna e Flora ao redor do Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco, foram atingidas.

Cedo ou tarde a privatização cobra seu preço para a população, essa tragédia revela a falsidade de que esse modelo de gestão é benéfico para o povo. Esse rastro de destruição e mortes são um dos grandes saldos dos 22 anos de privatização da companhia, junto dos R$ 320 bilhões que foram entregues aos banqueiros. Bilhões e mais bilhões aos banqueiros, e no Brasil ficam a destruição, as mortes. O crime da Vale do Rio Doce em Brumadinho é a continuação do crime de Mariana cometido pela Samarco.

Se a privatização não dá certo no setor de mineração, imagina para o saneamento básico, que é extremamente fundamental para a população brasileira? Temos que lutar pelo saneamento público, não podemos abaixar a cabeça para empresas que visam somente o lucro e deixam políticas ambientais de lado causando sofrimento para muitas famílias. O Governo Federal deveria seguir o exemplo de 267 cidades ao redor do mundo que reestatização diversas estatais privatizadas desde 2000 e fazer o mesmo com a Vale do Rio Doce, ou então tragédias como essas podem se repetir mais vezes.

Entendemos o fato como uma tragédia e não um acidente, pois um desastre dessa magnitude poderia e deveria ser evitado. Nenhum dinheiro vale mais que a vida humana, fauna e flora destruídas nessa tragédia lamentável.

Sonhamos e trabalhamos por um Brasil onde a vida do trabalhador e da população sejam sempre prioridade.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br