Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

LIDERANÇAS SINDICIAIS FAZEM REUNIÃO EM DEFESA DA ESCALA 24x72

16/08/2018

Em virtude de uma das pautas da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho Cedae 2018/2020 ser a manutenção da utilização da escala 24x72 ao invés do modelo 12x36, os presidentes dos Sindicatos de Água e Esgoto de Niterói e Campos, Sérgio Araújo e João Marcos, marcaram uma reunião com diversos representantes da fiscalização do trabalho no  Rio de Janeiro e a diretoria da Cedae. 

O principal tema da reunião foi o interesse comum dos representantes sindicais pelo manuntenção do modelo de escala 24x72, uma das reivindicações na pauta do ACT 2018/2020. A direção da Cedae alega que o Ministério do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro não permite esta escala por entender ser nociva aos trabalhadores. Porém a escala 24x72 é mais benéfica ao trabalhador, dando a possibilidade do cedaeano passar o final de semana em casa por diversas vezes, permite que ele execute suas funções no trabalho sem tanto estresse, o que resultaria num melhor rendimento de seus empregados para com a Cedae.

No encontro estiveram presentes o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego Substituto o senhor Alex Bolsas, o chefe da seção de Fiscalização do Trabalho o senhor Jorge Mendes, o Auditor Fiscal do Trabalho, senhor Augusto Lemos. Pela parte da Cedae compareceram os Diretores Edes Oliveira (DG), Márcio Melo (DS), Marcelo Mota (DM), Maione, Marcela e Marcus Vinícius, do setor de RH e Rosana do setor jurídico da empresa. Também marcaram presença o diretor do Stipdaenit Francisco Carlos e do trabalhador Ary Girota.

ATA DE REUNIÃO RESUMIDA

“Após vários debates em defesa dos trabalhadores que reivindicam a escala de 24x72. Ficou consignado que a CEDAE irá demandar formalmente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) esclarecimentos sobre a possibilidade de implementação de tal escala, discriminando todos os pontos que visa serem aclamados. A SRTE/RJ, por sua vez, respondera em tempo a todos os questionamentos apresentados.”

A CEDAE pode celebrar em acordo coletivo a escala 24x72, em virtude da nova legislação trabalhista, aplicar a todos os operadores que trabalham em regime de escala, justificando ao SRTE/RJ que poderá aleatoriamente vistoriar um dos setores para verificar as condições de Trabalho.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br