Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

SINDICALISTAS SE ENCONTRAM COM PRESIDENTE DO SENADO NA LUTA CONTRA A MP DO SANEAMENTO

09/08/2018

Na manhã desta quinta-feira (9/8), os representantes das entidades sindicais que defendem o saneamento básico 100% público estiveram reunidos com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, argumentaram sobre a inconstitucionalidade da MP 844/18, editada por Temer, que altera o Marco Legal do Saneamento e abre as portas para que o setor seja entregue à iniciativa privada e da importância do tema que deveria ser debatido amplamente pela sociedade.

Os representantes das entidades, que defendem o saneamento público e a sua universalização em todo o país, fizeram um verdadeiro corpo-a-corpo com os parlamentares no Congresso Nacional, visitando gabinetes e conversando com senadores e deputados. Durante os encontros foram apresentados os argumentos do por que a aprovação da Medida Provisória, editada por Temer, é um retrocesso ao setor e de que como ela irá prejudicar diretamente a população dos municípios mais pobres e o impacto que irá causar nas contas de água dos consumidores em todo o país.

MP prejudica os mais pobres

Entre as mudanças propostas pelo governo, as entidades têm defendido que a MP promove alterações sérias no setor, que podem prejudicar os municípios mais pobres e trazer, por exemplo, o risco de aumento das tarifas de água e esgoto, além de favorecer a privatização do setor.

A privatização do setor também é criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela afirma que as empresas privadas não investem o suficiente e adotam uma política de exclusão de populações mais pobres, impondo tarifas mais altas.

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br