Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

VITÓRIA!!! DEPUTADOS DA ALERJ DERRUBAM VETO DE PEZÃO À MEDIDA QUE DEFENDE A CEDAE

26/06/2018

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (26) na Alerj, os cedaeanos tiveram uma grande vitória na luta contra a privatização junto com os parlamentares. O veto do Governador Pezão à Emenda Parlamentar Autorizativa, de autoria do Deputado Paulo Ramos, foi derrubado por 45 votos a 05.  A medida segue para publicação no DOE/RJ e passa a produzir seus efeitos legais. O STIPDAENIT se fez presente junto ao Mar Azul de trabalhadores cedaeanos nas galerias da assembleia que lutam a favor de uma Cedae 100% PÚBLICA, ESTATAL E INDIVISÍVEL.

Esta medida aprova a substituição das ações da Cedae entregues em garantia ao empréstimo do banco BNP, pelos créditos de imunidade tributária conquistados junto ao Supremo Tribunal Federal. O empréstimo, que tem duração de três anos, pode custar mais de um bilhão em juros para os cofres públicos do Estado.

"A importância na aprovação da Emenda, além de demonstrar a força da luta do trabalhador da Cedae, que se mobilizou para estar presente na Alerj, representa uma virada na luta política dentro da Assembleia. Os Parlamentares entenderam que foi um erro autorizar a privatização da Cedae em fevereiro de 2017, e ao derrubar o veto do Governador Pezão por 45 votos a favor da Emenda, os deputados dão um claro recado que a companhia não pode ser privatizada", afirmou Sérgio Araújo, presidente do Stipdaenit.

O triunfo nas galerias da Alerj em mais uma batalha contra a privatização da Cedae, ainda não garante totalmente a vitória.  Ary Girota, trabalhador da Cedae, que esteve presente em todos os movimentos e ações em defesa da companhia 100% Pública Estatal e Indivisível, faz o alerta a todos os Cedaeanos no sentido de se manterem mobilizados para os próximos movimentos de luta em defesa da Cedae.

GALERIA DE FOTOS: VEJA OS TRABALHADORES EM DEFESA DA CEDAE PÚBLICA.

“Os trabalhadores têm que permanecer organizados, porque mais a frente teremos que reverter a lei que autoriza a alienação das ações. Mas tivemos uma grande vitória na Alerj, na medida que com esta emenda, nós possibilitamos ao Governador Pezão hoje se assim ó desejar, e ao próximo ocupante do cargo que no seu primeiro dia de mandato como governador,  possa fazer a substituição das ações dadas em garantia ao Banco BNP Paribas,  pelos créditos da imunidade tributária devidos pela União à Cedae, já que a nossa empresa foi considerada pelo STF, na sentença dada pelo Ministro Luiz Fux, uma empresa estatal cujo caráter social é levar água de qualidade e saneamento básico para toda população do Rio de Janeiro", afirmou Ary Girota.

Essa é uma vitória da persistência e dedicação dos sindicalistas e cedaeanos. Em nenhum momento o movimento de resistência à privatização demonstrou fraqueza e o mar de camisas azuis sempre teve presença de destaque quando convocados para ir às ruas lutar pelos seus direitos. Somos uma categoria que mostra força e desejo de sempre querer o bem para os trabalhadores. Removemos uma pedra do caminho, mas ainda temos que batalhar para garantir a Cedae 100% pública e indivisível, somente assim conseguiremos mais qualidade de vida para os empregados.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br