Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT SEGUE NA DEFESA DA CATEGORIA NO ACT CEDAE 2018/2020

23/05/2018

O STIPDAENIT segue cobrando por parte direção da Cedae mais agilidade na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020. Desde a entrega da pauta unificada na sede da empresa, no dia 26 do mês passado, ainda não tivemos nenhuma resposta ou sequer sinalização de reunião para discussão dos pontos principais deste acordo que é de extrema importância para o bem-estar do cedaeano.

A direção do sindicato já enviou à Cedae DOIS OFÍCIOS de número 074/2018 e 095/2018 cobrando urgência na negociação do ACT e até o momento não recebeu nenhum retorno por parte dos seus dirigentes. Reiteramos que este sindicato segue firme na defesa pelos direitos trabalhistas e sempre visamos o melhor para o trabalhador.

NÃO À TERCEIRIZAÇÃO!!!

Além de todos os ataques exteriores dos governantes estaduais e federais que a Cedae vem sofrendo nos últimos anos, a empresa também tem um inimigo silencioso que vai minando há muitos anos seu bom funcionamento: a terceirização do seu quadro de funcionários. Este é um dos mecanismos que levam à precarização das condições de trabalho e serviços para a população e acabam sendo um dos “motivos” que justificariam uma futura privatização da companhia.

Para combater isso, o STIPDAENIT junto com outras lideranças sindicais entregou uma representação no MPE e MPF com mais de 1500 páginas que mostram o descumprimento da TAC (Termo de Ajuste de Conduta), em defesa dos cedaeanos, contra uma total terceirização do quadro de funcionários e na luta pela realização do concurso público. O descumprimento do TAC impõe multas pesadas à empresa, dinheiro este que poderia ser envolvido no concurso público.

CONCURSO PÚBLICO JÁ!!!

O concurso público é de extrema importância para a manutenção da Cedae 100% pública. Nas décadas passadas, a empresa tinha um contingente de 12 mil funcionários em uma época que as residências atendidas pela empresa eram menores. Atualmente o número de casas atendidas triplicou e quadro de funcionários foi reduzido pela metade. Com isso, há uma sobrecarga de serviço e condições de trabalho abaixo do aceitável.

Portanto é muito importante a realização de um concurso público amplo e que reponha toda mão de obra que foi retirada ao longo dos últimos anos. Dessa forma teremos uma oxigenação do quadro de funcionários, da CAC e da Prece, que são fundamentais para a vida do cedaeano.

STIPDAENIT EM DEFESA DA CEDAE PÚBLICA

Nós do STIPDAENIT estamos desde o princípio apoiando ativamente a luta dos trabalhadores da CEDAE em defesa da água pública, não só dos seus postos de trabalho, mas dá água como um bem essencial para a população.  Somos contra a privatização que irá trazer aumentos sem precedentes nas contas de água da população carioca além do aumento da precarização   das condições de trabalho dos cedaeanos. A Cedae 100% pública é uma empresa extrema importância para a população do Estado do Rio de Janeiro.

A empresa mantém água de qualidade para mais de 12 milhões de moradores do estado, além de garantir e ampliar o tratamento do esgoto em várias regiões. A Cedae também cumpre um papel social muito importante na universalização do saneamento.

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br