Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT PRESENTE NA LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS ESTATAIS

11/05/2018

 

Em ato público realizado na manhã sexta-feira (11) na Alerj, diversos deputados federais e estaduais e líderes sindicais marcaram presença para lutar contra a privatização da Cedae, Eletrobrás, Petrobrás, Casa da Moeda, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O STIPDAENIT esteve representado pelo presidente Sérgio Luiz Araújo e o delegado sindical Ary Girota.

O evento foi um esforço conjunto dos deputados estaduais em articulação com deputados federais contrários à venda das companhias estatais e lideranças sindicais. Os deputados e sindicalistas presentes repudiaram a atuação do relator do Projeto Lei 9463/18 que privatiza a Eletrobrás e serve como porta de entra para entregar ao poder privado outras empresas públicas, o parlamentar federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), por ter emitido parecer favorável antes mesmo do encerramento do ciclo de audiências públicas previstas para debater o tema.

"Nós da Cedae sofremos tentativas seguidas de privatização nos últimos 30 anos e nos estamos resistindo! Só que esse momento é decisivo, porque eles resolveram entregar todas as empresas públicas ao mesmo tempo. Água e energia não são mercadorias, e de fato não são! Porque a água é a essência da vida e a energia é a possibilidade de desenvolvimento de nossa nação. A Eletrobrás leva energia para onde nenhuma empresa privada quer levar, nos quatro cantos do país!", afirmou o o delegado sindical Ary Girota.

O deputado estadual Carlos Minc (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Alerj, argumentou que a economia anunciada pelo governo com a venda da Eletrobrás não será verdadeiramente efetiva para o saneamento das contas públicas. “ O Governo Federal estima que deve arrecadar R$ 9 bilhões com a venda da Eletrobrás, mas anistiou R$ 11 bilhões em dívidas previdenciárias dos ruralistas” , denunciou.

O deputado federal Alessandro Molon (PSB) apontou que a alienação da Eletrobrás deve aumentar os preços da tarifa e prejudicar as possibilidades de desenvolvimento do país. ”Privatizar a Eletrobrás vai aumentar a conta de luz trazendo um prejuízo para milhões de consumidores e para o desenvolvimento da economia nacional”, afirmou.

 

 

 

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br