Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁGUA REFORÇANDO A LUTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE

23/03/2018

Nesta quinta feira (22), dezenas de trabalhadores dos setores de água e esgoto do Rio de Janeiro se reuniram na Alerj para comemorar o Dia Mundial da Água e participar do ato contra a privatização covarde e criminosa da CEDAE. Além disso, o STIPDAENIT defendeu a aprovação do PL 3710, que muda as garantias do empréstimo de R$ 2,9 bilhões entre o Governo do Rio e o banco francês Paribas.

Na Alerj, os sindicalistas e deputados que apoiam a causa a favor de uma CEDAE pública defenderam a aprovação projeto de lei que impede a utilização das ações da Cedae como garantias para o empréstimo ao banco francês. Além disso, esta transferência pode custar um bilhão em juros para os cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro.

"Lutar por uma Cedae pública é lutar contra a desigualdade social que assola o país por tantas gerações. Garante os subsídios cruzados, ou seja, os recursos das áreas mais ricas garantem a distribuição de água e esgoto para as áreas mais pobres. Com a privatização, muitas áreas de baixa renda podem ficar com o serviço básico que é o saneamento básico muito precário", afirmou o presidente do STIPDAENIT, Sergio Araújo.

Sergio ainda foi mais enfático afirmando que o Rio de Janeiro está indo contra uma tendência mundial: "Muitos países do mundo estão reestatizando suas companhias de água, e o Rio por conta desse governo criminoso do Governador Pezão está querendo entregar uma empresa que gera lucro aos cofres do estado para as mãos da iniciativa privada", disse.

O presidente da Comissão da Alerj que luta contra a privatização da Cedae, deputado Paulo Ramos (PDT), e acredita na aprovação do projeto pela Casa. "A resistência é grande, mas vamos lutar pelo interesse maior da população", garantiu o parlamentar. Além disso, o ato contou com o apoio dos deputados Waldeck Carneiro (PT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Eliomar Coelho (PSOL), Luiz Paulo (PSDB), Jânio Mendes (PDT), Fatinha (SDD).

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br