Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

Esclarecimentos do STIPDAENIT sobre a CAC

21/02/2018

A Diretoria do STIPDAENIT sempre esteve preocupada com a nossa Caixa de Assistência, um patrimônio incalculável para todos os trabalhadores da CEDAE ativos, aposentados e pensionistas. A CAC é um plano de autogestão, administrado por CEDAEANOS, que não medem esforços para atender as demandas justificadas com pareceres médicos. Temos hoje na CAC pelo STIPDAENIT o Diretor representante dos funcionários (Francisco Carlos), um membro efetivo no conselho Deliberativo (Sérgio Luiz), um integrante no Conselho Fiscal (João Carlos) e seus suplentes

No dia 25 de janeiro, foi realizada uma reunião com toda diretoria da CEDAE a pedido do nosso sindicato, para debatermos a atual situação da CAC. Reconhecemos que a direção da Cedae desde 2015 vem atuando no sentido de preservar e tentar equacionar os problemas de ordem financeira. A partir do terceiro trimestre de 2017 por conta das noticias sobre a possibilidade de privatização da CEDAE, houve um aumento da demanda por atendimento na CAC, com pedidos de cirurgias eletivas (procedimentos sem urgência, que não envolvem risco de vida), fazendo com que as despesas médicas saltassem de R$ 18 milhões/mês para R$ 25 milhões/mês, impactando diretamente nossas reservas financeiras. 

 Como consequência ao impacto e redução das reservas financeira, usadas para atender aos seus participantes é bom frisar, a CAC depois de cumprir por 21 meses consecutivos as metas estabelecidas pela ANS, deixou de cumprir algumas metas determinadas pela ANS, inseridas no TAOEF (Termo de Assunção de Obrigações Econômicas e Financeira) de 24 meses. A possibilidade de uma direção fiscal da ANS é real, mas a direção da CAC juntamente com a CEDAE já apresentaram as justificativas e as medidas que serão tomadas para equacionar o problema. Por conta destas ações e objetivando resolver  de uma vez por todas os problemas relacionados ao nosso plano de assistência, entendemos que a CEDAE passe a ser a mantenedora da CAC, o que formalizamos através do oficio nº 018/2018 datado de 08 de fevereiro do corrente ano. Tal encaminhamento se aceito pela empresa poderá representar a autonomia na gestão do plano em relação a ANS.
       
Outro ponto importante é que a CAC foi formada a partir de uma decisão na qual os trabalhadores abriram mão de sua produtividade, que na época era de 4,5%, paga aos seus trabalhadores, além de contribuírem com 5% dos seus salários para participação de dependentes (filhos e cônjuge).  Ou seja a CAC é fruto do sacrifício dos trabalhadores da Cedae e por eles deve ser preservada, inclusive por aqueles que hoje poderiam integrar o roll de participantes mas preferem estar em planos privados, só buscando a CAC, quando do avançar da idade fator este que encarece em muito os referidos planos. Portanto fortalecer a CAC implica também em filiar-se a ela.

Ressaltamos que as redes credenciadas estão com as faturas em dia, e os trabalhadores e seus dependentes não correm o risco de ficar sem atendimento.

 

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br