Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

SINDICATOS CONCLUEM TEXTO-BASE DA PROPOSTA DE NR DO SANEAMENTO

04/09/2017

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro o setor de saneamento, com representantes de vários estados, se reuniu na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), em São Paulo, para a segunda reunião de encaminhamento dos trabalhos para criação da NR do setor.O STIPDAENIT participou do encontro representado pelo seu diretor de segurança e saúde do trabalhador, Carlos Wagner Mendes Quaresma.

Os trabalhos já estão bastante avançados desde o primeiro encontro, realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho, com especialistas e dirigentes de sindicatos do setor de saneamento. O objetivo agora é ajustar os detalhes finais do texto base da NR do saneamento e a estratégia para encaminhamento junto ao Ministério do Trabalho, em que passará pela comissão tripartite – composta por representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo – para decidir sobre a norma.

“Revisamos o texto-base da NR, acrescentamos mais algumas solicitações por causa das complexidades típicas do serviço de saneamento e agora o texto será formatado e distribuído a todos os sindicatos de saneamento para apreciação da base. Após essa apreciação, será encaminhado ao Ministério do Trabalho”, afirma Carlos Wagner. A estimativa é que a entrega em Brasília, com representantes de todos os sindicatos que participaram da discussão, seja feita em até 30 dias.

É importante salientar que para se criar uma NR é necessário observar as demandas da sociedade, necessidades apontadas pela inspeção do trabalho, compromissos internacionais e estatísticas de acidentes e doenças.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br