Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

TRABALHADOR SINDICALIZADO SE FORTALECE CONTRA A REFORMA TRABALHISTA

04/08/2017

A sanção da Lei 13.467, a Reforma Trabalhista, é o mais duro ataque sofrido pela classe trabalhadora nas últimas décadas. Ciente disso, o STIPDAENIT está buscando maior conexão com seus filiados e demais trabalhadores de sua base, de forma a construir a unidade na luta.

Vamos reforçar as negociações de acordos coletivos, pois a partir de novembro, quando começa a valer a reforma, eles estarão acima da legislação trabalhista. Ou seja, o que for decidido em acordo coletivo terá mais força que a lei. Sendo assim, os trabalhadores deverão marcar presença em assembleias e fortalecer o sindicato para fazerem sua voz ser ouvida

Com a Reforma Trabalhista, os trabalhadores perderam direitos consagrados na Consolidação das Leis Trabalhista (CLT), cujos principais pontos se mantinham intactos desde sua promulgação em 1º de maio de 1943. Além de precarizar a mão de obra, a lei interfere negativamente na estrutura da Justiça do Trabalho, no sistema de administração e fiscalização do trabalho e busca desarticular o movimento sindical. Tais objetivos promoverão um grave retrocesso social, além de fragilizarem ainda mais as relações de trabalho. E todos sabem que trabalhador fragilizado fica nas mãos do patrão, que pode conduzir as negociações salariais de acordo com seu interesse. Nesse caso também vai valer a máxima do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ou seja, ou o empregado aceita o que o patrão quer ou irá para o olho da rua.

Devemos ficar atentos para a grave ameaça que isso se constitui, pois os empregadores virão com força para retirar direitos conquistados em anos de luta sindical e farão a caneta ser ainda mais pesada. Nesse contexto, será fundamental a filiação sindical, pois é o sindicato quem poderá negociar a garantia direitos e evitar mais retrocessos.

Temos que transformar esse momento difícil em uma oportunidade para unir forças na luta sindical. A razão de existir dos sindicatos é a representação dos interesses dos trabalhadores, de forma a equilibrar a balança desigual entre patrões e empregados. A luta sindical é impulsionada pelo trabalhador na busca de relações trabalhistas mais justas e com direitos iguais para todos. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br