Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT PEDE APOIO DA IGREJA CATÓLICA NA LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE

01/08/2017

O STIPDAENIT se reuniu nesta terça-feira, 1º de agosto, com Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo da Arquidiocese de Niterói (que abrange municípios do Leste Fluminense e da Região dos Lagos, indo de Niterói até Búzios). Os sindicalistas pediram o envolvimento da diocese na luta contra a privatização da Cedae argumentando que a entrega da estatal para empresas privadas representa a privatização da vida.

Também foi colocada a importância da Igreja neste papel  de sensibilização da sociedade, com o qual Dom Francisco concordou, e que inclusive o papa Francisco já se posicionou contra a privatização da água por considerar que isso irá aumentar a desigualdade social.

O STIPDAENIT também observou que conhece as várias frentes nas quais a Igreja Católica está envolvida na assistência aos mais necessitados. Dessa forma, seria coerente a Igreja se engajar na luta contra a privatização da água, pois esse também é um recurso vital a todas as pessoas, principalmente os mais pobres, que não terão condições de pagar as altas faturas de água cobradas por concessionárias privadas. Além disso, foi pedido envolvimento na campanha de arrecadação de alimentos promovida atualmente pelo MUSPE, da qual o STIPDAENIT já participou em algumas ocasiões.

Dom José concordou com a importância do saneamento público e que iria se reunir com os bispos para ver a melhor forma de manifestar apoio à causa, pois ele entende que a água é essencial à vida.

Participaram da reunião o presidente Sérgio Araújo, o diretor de base Carlos Wagner, o delegado sindical Ary Girota e o assessor do deputado estadual Márcio Pacheco, Michel Portugal. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br