Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

GRANDE MANIFESTAÇÃO EM TERESÓPOLIS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO

30/06/2017

Cayo Pereira

Os sindicatos da Cedae, junto com o Sindicato dos Servidores Públicos de Teresópolis, realizaram uma passeata no centro da cidade ontem, dia 29, em protesto contra a aprovação, pela Câmara Municipal, de projeto de lei do prefeito Mário Tricano para retirar da Cedae a gestão dos serviços de saneamento básico do município. A marcha saiu da sede do Poder Legislativo e foi encerrada na Avenida Delfim Moreira, atraindo bom público e o interesse do povo teresopolitano.

Veja fotos do ato em nosso Facebook

Antes de se concentrarem em frente à Câmara Municipal, um grupo de diretores do STIPDAENIT encontrou o prefeito Mário Tricano saindo da sede da prefeitura e tentou iniciar uma conversa. Porém, Tricano alegou compromissos particulares e saiu às pressas. Os manifestantes também tentaram contato com os vereadores e lotaram o plenário da Câmara Municipal para aguardar a sessão legislativa do dia, mas como apenas 6 dos 12 parlamentares do município compareceram, ela foi encerrada por falta de quórum. O delegado sindical do STIPDAENIT Ary Girota ainda conseguiu se reunir com os poucos vereadores presentes para explicar os problemas que a privatização do saneamento (principalmente aumento abusivo de tarifas) trarão para o município e os projetos da Cedae para melhorar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Mas, os vereadores não se mostraram convencidos. Do grupo presente à reunião, apenas Mauricio Lopes votou contra o projeto que retira a Cedae da cidade.

Durante a passeata, o presidente do STIPDAENIT Sérgio Araújo lembrou à população que Mário Tricano deveria estar inelegível, pois se sustenta no poder através de uma liminar do STF - ele foi condenado em 2008 por abuso de poder político pela Justiça Eleitoral. Ele também criticou as privatizações tocadas pelo prefeito e a falta de pagamento salarial dos servidores públicos, que trabalham sem receber há três meses. "O povo tem que vir para a rua porque só quem consegue tirar esse prefeito é o povo na rua", disse Sérgio.

Ary Girota fez uso da palavra para lembrar os riscos que a população de Teresópolis sofre com Tricano no poder. "Com uma canetada só, ele já autorizou a privatização dos cemitérios, dos serviços de iluminação pública e dos estacionamentos. E agora, em um acesso de loucura, o prefeito Mário tricano quer privatizar a vida, que é privatizar a água que Teresópolis recebe há mais de 40 anos".

Durante o ato foram distribuídos informativos à população comparando as tarifas de água da Cedae com a de algumas concessionárias privadas que operam no estado, como em Nova Friburgo (Águas de Nova Friburgo) e Petrópolis (Águas do Imperador). Além da preocupação com o aumento das tarifas, os sindicalistas responsáveis pela distribuição ouviram com frequência que a Cedae presta bom serviço e deve ser mantida na cidade, porém precisa melhorar seus serviços.

É exatamente essa a luta do STIPDAENIT: uma Cedae pública e de qualidade, atendendo corretamente a população de Teresópolis e todo o Rio de Janeiro. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br