Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

PREFEITO DE TERESÓPOLIS E VEREADORES APROVAM PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA SEM OUVIREM O POVO

27/06/2017

Nesta terça-feira 27, os poderes Executivo e Legislativo de Teresópolis aplicaram um golpe contra a população. Foi aprovado a toque de caixa o projeto de lei 014/17, que cancela o contrato entre a Cedae e a prefeitura. O objetivo é entregar os serviços de tratamento e distribuição de água e coleta de esgoto para empresas privadas, às quais só interessam o lucro acima de tudo, e não o bom atendimento aos cidadãos.

A votação estava marcada para a próxima quinta-feira, dia 29. Inclusive, os sindicatos de trabalhadores da Cedae já começavam a mobilizar a população e haviam marcado uma manifestação na Câmara Municipal no dia da votação. Mas, em um misto de malandragem e covardia, o prefeito Mário Tricano e seus vereadores aliados colocaram o projeto em pauta hoje, assim que souberam da movimentação dos sindicatos. Essa prova é cabal dos interesses escusos de Tricano e sua turma, pois se a retirada da Cedae fosse benéfica a Teresópolis, por que fugir do contato com a população?

A Cedae presta seus serviços com competência em Teresópolis. A cidade tem as menores perdas físicas na distribuição de água, com índices entre 10% e 12% (próximos a países como Singapura e Austrália). Trata-se de uma empresa lucrativa que, a despeito de todos os entraves políticos, vem levando água de qualidade aos seus clientes.

Teresópolis vai sofrer com aumentos tarifários abusivos e má prestação dos serviços, o mesmo que outros municípios privatizados como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Nova Friburgo, Saquarema, Petrópolis, entre outras cidades. As contas de água ultrapassam os 100 reais por mês com facilidade (chegando a mais de 200 reais com as cobranças em cima da coleta e tratamento de esgoto), colocando em dificuldade as pessoas mais pobres que não tem condições de pagar pelo serviço – são comuns casos de cortes nessas cidades, além das enormes dificuldades para renegociar dívidas e evitar as suspensões do serviço. Ou seja, entrará em vigor a política do “pague ou morra de sede”. É isso que você quer para sua cidade?

Repudiamos a atitude covarde de Tricano e seus aliados. Políticas públicas devem ser debatidas com o povo e não votadas sorrateiramente.

STIPDAENIT
STAECNON
SINTSAMA

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br