Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

POR QUE OS TRABALHADORES COMEMORAM O DIA 1º DE MAIO?

26/04/2017

A origem da data está associada à greve geral de Chicago, realizada em 1º de maio de 1886 (imagem ao lado), quando milhares de trabalhadores, organizados em sindicatos e outras formas de representação, foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias e melhores salários. No entanto, a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, mortos e feridos pelo confronto com a polícia.

Naquela época decolava a Revolução Industrial e as condições de trabalho eram extremamente precárias: salários baixos, jornadas de trabalho extenuantes, falta de acesso a saúde e sequer existia aposentadoria.  

Em homenagem aos mártires de Chicago, a data foi escolhida Dia Internacional dos Trabalhadores durante a Congresso Internacional de Paris, organizado pela Segunda Internacional Socialista em 14 de julho de 1889. O encontro reuniu trabalhadores e trabalhadoras de 20 países para unificar e orientar os rumos da luta dos trabalhadores em campanhas por aumento de salários e redução de jornadas, entre outros benefícios. Com esse objetivo foi escolhida a data de 1º de maio para a realização de manifestações anuais na luta por esses direitos.

Com o sucesso da iniciativa, a data passou a ser reconhecida em diversos países. No Brasil, tornou-se feriado nacional em 1925, no governo de Arthur Bernardes. Registre-se que, antes mesmo de ser reconhecida oficialmente, a data já estava instituída no país desde 1890, pois os trabalhadores organizavam manifestações desde então, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Inclusive, em 1917 foi realizada na capital paulista uma das maiores greves gerais já registradas. O movimento operário mostrou que com suas organizações (sindicatos e federações) poderia lutar e defender seus direitos e causar impacto na sociedade.

Infelizmente, com o passar dos anos o significado do 1º de maio foi se perdendo, sendo considerado um simples dia festivo. O momento de ataques aos trabalhadores através das reformas da previdência e trabalhista e a terceirização é ideal para resgatarmos seu significado histórico, a começar no dia 28 de abril com a greve geral. As próximas gerações precisam ver em nós referência de resistência contra a retirada de direitos que levamos décadas para conquistar e agora podem ser perdidos. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br