Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

STIPDAENIT DENUNCIA PROLAGOS AO MPT POR DEMISSÕES EM MASSA

12/04/2017

A PROLAGOS já demitiu nas últimas semanas 60 trabalhadores e vai demitir mais nos próximos dias. 

É UMA COVARDIA COM A CATEGORIA, pois estão sendo contratados terceirizados para preencherem as vagas com salários menores e menos benefícios.

A título de comparação, a outra concessionária privada da Região dos Lagos (Águas de Juturnaíba) não tem demitido trabalhadores. Então, qual a justificativa da Prolagos?

O STIPDAENIT protocolou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) argumentando que não há qualquer justificativa de caráter econômico ou social que evidencie a necessidade das demissões, além de o sindicato não ter sido informado como pregam as normas trabalhistas. 

A Convenção nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) exterioriza em seu art. 13 que, havendo dispensas coletivas por motivos econômicos, técnicos, estruturais ou análogos, o empregador deverá informar oportunamente à representação dos trabalhadores; manter negociações com essa representação e notificar a autoridade competente, cientificando-a de sua pretensão, dos motivos da dispensa, do número de trabalhadores atingidos e do período durante o qual as dispensas ocorrerão.

Pedimos ao MPT que notifique a Prolagos para que esta justifique as demissões e possa ser encontrada uma forma de preservar o emprego dos trabalhadores.

Os companheiros que tiverem contato com vereadores e prefeitos podem marcar uma reunião que nós iremos denunciar a Prolagos. 

Essa falta de respeito tem que acabar. 

 

TERMO ADITIVO DO ACORDO COLETIVO​

Protocolamos no dia 31 de março a pauta do Termo Aditivo ao ACT 2016-2018, no qual solicitamos reajustes nas cláusulas econômicas. Compare a proposta do sindicato com a oferta da empresa:

PROPOSTA DO STIPDAENIT PROPOSTA DA EMPRESA
- reajuste salarial de 8% 0%
- piso salarial correspondente ao piso
estadual de 2017
- cesta básica e ticket refeição:  
  10% de reajuste
- Bolsa de estudos de até R$ 385,22
(10% de reajuste)
- reajuste no auxílio creche e filho 
  deficiente de 10%

 

Como pode tamanha cara de pau? Além de demitir aos montes, a empresa se recusa a valorizar os seus funcionários e fecha as portas para qualquer negociação. Enquanto isso, os lucros vão direto para o bolso dos empresários. 

É POR ISSO QUE ALERTAMOS A TODOS: NÃO CAIAM NAS MENTIRAS DA EMPRESA. Novamente dirão que não vai ter aumento para não demitirem ninguém, mas sabemos que após a aprovação do acordo, novos cortes virão. 

Contamos com o empenho da categoria para pressionarmos a Prolagos em busca de remunerações mais justas. 
VOCÊS MERECEM O MELHOR QUE A EMPRESA 
PODE OFERECER. 

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br