Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

DEPUTADO GLÁUBER BRAGA SE REÚNE COM O STIPDAENIT E SE COLOCA CONTRA VENDA DA CEDAE

06/04/2017

O presidente do STIPDAENIT Sérgio Araújo teve um encontro com o deputado federal Gláuber Braga (Psol) no dia 20 de março, no escritório do parlamentar no Centro do Rio de Janeiro. Sérgio esclareceu ao deputado as inconstitucionalidades na lei que autoriza a privatização da Cedae. Ele também conversou com o deputado sobre a lei Kandir, com a qual o Rio de Janeiro deixou de arrecadar R$ 49,2 bilhões devido à isenção do imposto sobre itens como óleo de petróleo, minério de ferro, soja, café e tabaco. Esses valores devem ser ressarcidos pela União segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o Rio de Janeiro, na visão de Sérgio Araújo, não precisa dar qualquer contrapartida à União para obter ajuda no pacote de recuperação fiscal, pois o Rio passa a ser credor da União.

Glauber Braga concordou com os posicionamentos de Sérgio Araújo e adiantou que a bancada do Psol está fechada contra a privatização da Cedae e o acordo assinado entre governo federal e estadual.

O presidente do STAECNON João Marcos também já havia se reunido com o deputado no dia 3 de março, quando Glauber também garantiu apoio contra a venda da empresa e sugeriu iniciativas nesse sentido.

Mais uma prova do compromisso do parlamentar com a luta contra a venda da empresa foi seu pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira 5, onde ele acusa o governo do PMDB de se aproveitar da crise para aumentar a contribuição previdenciária dos servidores do Rio de Janeiro e privatizar a Cedae, “uma empresa superavitária”, enfatiza o deputado. Ele também critica o acordo de recuperação fiscal firmado entre União e Rio por propor o adiamento da dívida do estado por 3 anos, que irá ficar a cargo do próximo governo e não vai resolver os problemas estruturais das pendências financeiras do Estado. “Se aproveitar da crise dos estados para mais uma vez levar esse tipo de vantagem prejudicando o conjunto dos trabalhadores, não”, disse Glauber.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br