Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

PEDIMOS A TODOS OS CEDAEANOS QUE SE MANTENHAM MOBILIZADOS. A LUTA SÓ COMEÇOU!

28/09/2016

O ato realizado no dia 27 de setembro com concentração na praça do Largo do Machado, com uma caminhada até o Palácio Guanabara FOI BONITO? Sem dúvida. O objetivo foi alcançado?  No primeiro momento achamos que sim, porém não podemos ficar no achismo. Temos que ter a confirmação através de documento oficial do que realmente foi dito à comissão que foi recebida pelo chefe da Casa Civil, juntamente com o presidente da CEDAE e que seja verdadeira a retirada da CEDAE do PPI (Programa de Parceria e Investimento). Porém, mantendo o projeto de PPP para o esgoto em 11 municípios.

"Não podemos concordar que a coleta e o tratamento do esgoto sejam entregues à iniciativa privada, que levará junto o coração da empresa - o setor comercial. Podemos até concordar que a PPP venha para os municípios que não provém de nenhuma obra de coleta e tratamento de esgoto, já que a CEDAE não dispõem de recursos financeiros para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto a curto ou médio prazo. Mas, incluir municípios que já dispõe destes serviços nós não podemos concordar, como é o caso de São Gonçalo, o qual já tem uma estação de tratamento projetada para tratar 800 litros/segundo, e uma segunda sendo construída com verbas do PSAN. Esta segunda ETE atenderá juntamente com a ETE SG II, 80% do esgoto gerado no Município", afirma o presidente Sérgio Araújo, do STIPDAENIT. 

Os CEDAEANOS e a população estão de parabéns pela realização do ATO, que teve a participação de vários parlamentares declarando apoio de suas bancadas contra a privatização da CEDAE (única empresa pública do estado do Rio de Janeiro)  caso chegue alguma mensagem à ALERJ neste sentido.  Vários líderes sindicais usaram o carro de som para esclarecer a população sobre a importância de manter os serviços de captação e distribuição de água e coleta e tratamento do esgoto na mão do Estado.

A luta ainda não acabou. Nos manter mobilizados é importante, pois temos um novo desafio que é uma audiência pública na ALERJ no dia 05/10, às 10 horas, que tem como pauta a CEDAE. Temos que cobrar do deputado Marcos Muller que nomeie o relator da PEC de autoria do deputado Paulo Ramos, que visa impedir que a CEDAE seja privatizada, para que esta possa ser colocada em votação. Este é o passo mais importante pois com esta emenda constitucional garantindo os serviços de captação, tratamento e distribuição de água a coleta e o tratamento do esgoto pela empresa pública (CEDAE) nossos pesadelos poderão finalmente ter fim.

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br