Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

TEMER DIVULGA SEU PLANO PARA ACABAR COM A CEDAE E O PATRIMÔNIO PÚBLICO

14/09/2016

O governo federal lançou ontem seu programa de privatizações com 34 projetos de infraestrutura que serão leiloados a partir de 2017. Chamado de “Crescer – construindo um Brasil de oportunidades”, o programa terá disponíveis R$ 30 bilhões de BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil para o financiamento das empresas privadas. A lista inclui portos, aeroportos, rodovias, usinas hidrelétricas, campos de petróleo e áreas de mineração, além do SANEAMENTO BÁSICO.

A CEDAE ESTÁ INCLUÍDA NA LISTA, junto com as operadoras de saneamento de Pará (Cosanpa) e Rondônia (Caerd).

FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA EMPRESAS PRIVADAS

Essas cifras chamam a atenção porque in que para o setor de saneamento os financiamentos públicos poderão ser de até 80%. Ou seja, as empresas privadas entrariam com apenas 20% de novos recursos. Fica o questionamento: por que esses recursos não são aplicados diretamente nos projetos da CEDAE e das demais empresas de saneamento? Está confirmado: viveremos uma nova farra com dinheiro público, tal qual na década de 90 durante o governo FHC, quando os bancos públicos emprestaram dinheiro a juros baixos para empresas privadas se apropriarem do patrimônio nacional.

Os EMPRÉSTIMOS SERÃO FEITOS COM JUROS DE 7,5% AO ANO, o que representa uma condição extremamente vantajosa, pois está bem abaixo da SELIC, a taxa básica de juros (14,25% ao ano)         

Outro detalhe importante é o foco na entrada de empresas estrangeiras. Segundo o jornal O Globo, na próxima semana, Temer apresentará o PPI a investidores em Nova York acompanhado dos ministros de Minas e Energia e Transportes.

As tarifas, como já alertávamos há meses, prometem subir com as privatizações. Segundo Moreira Franco, secretário-executivo do PPI, o dinheiro público não será usado para promover tarifas mais baixas e elas serão “calculadas na realidade, em estudos técnicos”.

Em todo o Brasil, as categorias profissionais envolvidas irão às ruas denunciar esse ataque ao patrimônio público. São setores estratégicos que não podem cair em mãos privadas sob pena de servirem a interesses estrangeiros e não à população. No Rio de Janeiro, vamos pressionar o governador Dornelles e os deputados na Alerj para impedirmos a entrega da CEDAE. A água é nossa!

Leia mais nesta matéria do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/economia/bndes-vai-financiar-ate-80-dos-investimentos-em-saneamento-20103249

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br