Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

INFORME DA REUNIÃO DO COMITÊ PARITÁRIO DE RH - 6 DE ABRIL

08/04/2016

Os sindicatos reclamara que a empresa está fazendo de forma unilateral as mudanças no PCCS, pois de acordo com a CLT, essa medida é irregular. Contratos de trabalho só podem ser alterados com o consentimento do trabalhador e não podem, em hipótese nenhuma, resultar e prejuízo.

Também foram criticados os critérios de avaliação para as promoções.  O critério de antiguidade deve ser priorizado em relação ao de desempenho, pois muitos trabalhadores se encontram em desvio de função há anos - alguns, praticamente a carreira inteira na empresa. Isso não quer dizer que o mérito deva ser desconsiderado, de forma alguma. A falta de transparência da CEDAE na divulgação dos critérios de avaliação foi duramente criticada. Roger afirmou que dará maior divulgação nas unidades da empresa, mas não especificou de que maneira. Ele também afirma que precisa rever o plano de cargos e salários e adequar melhor alguns cargos, como auxiliar e ajudante de saneamento, que tem condições de serem melhorados.

Os sindicatos irão encaminhar seus respectivos representantes para discutirem junto à empresa melhorias no novo PCCS e nos critérios de avaliação para tentar corrigir essas injustiças. Esperamos que o diretor de Rh acate as solicitações dos sindicatos.

Como o STIPDAENIT já havia criticando anteriormente, os critérios de avaliação precisam ser mais claros. Alguns trabalhadores, inclusive, sequer sabem que estão sendo avaliados e isso é preocupante, pois dá a entender que o objetivo é favorecer os "peixes", as pessoas mais próximas das chefias.

Apesar de todas as críticas ao processo de avaliação para a condução das promoções, a empresa manteve o prazo de 16 de abril como o de encerramento do processo.

Outra denúncia importante foi de casos de assédio moral. O diretor de Rh Roger afirmou que não aceitará favorecimentos por parte das chefias e que irá apurar as denúncias feitas pelos sindicatos. Por isso, pedimos aos trabalhadores que encaminhem suas denúncias ao sindicato para que possamos levar à empresa e acompanhar a apuração. 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br