Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

REUNIÃO EM BRASÍLIA DISCUTE O FUTURO DO PRECE 1 E 2

25/02/2014

O presidente do STIPDAENIT, Francisco Carlos, esteve em Brasília na última sexta-feira (dia 21) a convite da presidência da PREVIC (órgão fiscalizador dos planos de Previdência Complementar) para uma reunião a respeito dos planos PRECE 1 e 2. Também participaram da reunião a presidente da ASAPAE, Oswaldina Mattos; o presidente da ASEAC, Flavio Carvalho; o diretor eleito da PRECE Paulino Cabral, representando o SENGE; o diretor eleito do Conselho Deliberativo da PRECE, representando a AFTAE, Roquiran; a diretora eleita do Conselho Deliberativo, reprensentando o SINAERJ, Maria de Fatima e a presidente da ANAPAR, Claudia Ricaldone. A reunião foi marcada em virtude de um ofício encaminhado à PREVIC pelas entidades acima mencionadas. Estiveram presentes também, representando a CEDAE, o sr. Renato Prates, diretor financeiro e de relacionamento com investidores e o assessor jurídico Sergio Pimentel; representando a PRECE, o presidente Nelson Portugal, o diretor Joper Padrão e o presidente do Conselho Deliberativo, Amarante e , pela CAC, o diretor financeiro Edson Reis.

Essa atitude foi tomada após as entidades tomarem conhecimento do relatório elaborado pelos auditores da PREVIC, que passaram alguns meses na entidade fazendo seu papel de ofício, que é fiscalizar as contas da instituição. Esses auditores constataram que os Planos PRECE 1 e o PRECE 2 atingiram um patamar de inviabilidade financeira (insolvência).

Preocupados com esta situação, que vai prejudicar aproximadamente quatro mil famílias entre ativos assistidos e pensionistas, as entidades procuraram a PREVIC no sentido de encontrarem uma saída em conjunto com as mantenedoras e os sindicatos. Foi solicitado, ainda, uma reunião de conciliação e que o assunto fosse tratado pela Comissão de Conciliação e Arbitragem da PREVIC, uma vez que a mesma sinalizou a possibilidade de liquidação dos planos 1 e 2.

A reunião foi muito produtiva, tendo em vista que desta vez os representantes da CEDAE aparentavam estar realmente preocupados com a situação que eles mesmos provocaram, pois se tivessem ouvido as entidades representativas dos trabalhadores, essa situação não teria chegado ao estágio que está hoje.

Neste sentido, as entidades convocaram uma assembleia em conjunto com as demais instituições que compõem o Movimento em Defesa da CEDAE, CAC e PRECE, para o dia 10 de março às 18 horas, na quadra da AFTAE. Durante a assembleia, serão escolhidos três representantes dentre as entidades para participar da mesa de conciliação junto a PREVIC.

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br