Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

BRIARD PREPARA ABERTURA DE CAPITAL DA CEDAE

02/02/2016

Saiu na mídia nesta segunda-feira que Jorge Briard deve vender parte das ações da CEDAE na Bolsa de Valores.  O objetivo seria “tornar a empresa boa pagadora de dividendo e até abrir uma oportunidade de captação de recursos, mas sem tirar do Estado a capacidade de fazer política de saúde preventiva”. Ou seja, arrecadar recursos para aumentar os investimentos e a lucratividade da empresa, além de melhorar os serviços – como diz a ONU, cada R$ 1 em saneamento economiza R$ 4 em Saúde.

A questão é se esses recursos iriam de fato para os cofres da CEDAE e acarretariam em melhorias ou serviriam, em grande parte, para reduzir o déficit dos cofres do Estado. A impressão é que a segunda hipótese está em curso, o que representaria uma redução da força da CEDAE.

Além disso, a matéria destaca a economia com a contratação de uma empresa de motoristas. Enquanto o STIPDAENIT defende a função de motorista na condução de frotas estratégicas, a direção da empresa visa a reduzir o quadro funcional

O sindicato sempre contestou a terceirização e a abertura de capital da empresa, então será de grande valia uma reunião do presidente Briard com as entidades representantes da categoria para esclarecer qual a real intenção de colocar ações da empresa no mercado. Esse assunto será incluído pauta da reunião solicitada pelo STIPDAENIT através de ofício encaminhado no dia 5 de janeiro, mas até o momento não respondido.

Leia a matéria completa em Saneamento Básico - O Site!: http://www.saneamentobasico.com.br/portal/index.php/concessoes/para-evitar-privatizacao-cedae-se-ajusta-a-crise/

Foto:  Maíra Coelho/Agência O Dia

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br