Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

REUNIÃO NA ETA DE LARANJAL CONVOCA PARA ATO CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE

06/02/2014

O STIPDAENIT realizou nesta terça-feira, 04 de fevereiro, uma reunião de base na ETA de Imunama-Laranjal. Participaram aproximadamente 50 trabalhadores, o diretor de comunicação Ronie dos Santos, o 2º secretário José Rodrigues, o vice-presidente Sérgio Araújo e o presidente Francisco Areias. A pauta da reunião tratou da participação dos trabalhadores no próximo ato contra a privatização da CEDAE, marcado para 13 de fevereiro em frente à sede da empresa, as correções do FGTS a serem cobradas judicialmente, a questão da isonomia dos novos concursados da CEDAE e a articulação para o próximo Acordo Coletivo. A direção do STIPDAENIT também apresentou aos cedaeanos o consultório odontológico móvel (motorhome) adquirido pelo sindicato.

Os trabalhadores foram orientados dos procedimentos para entrarem com ação pela correção de seus valores do FGTS através do departamento jurídico do 

sindicato. Podem entrar com a ação filiados, não-filiados e aposentados. Deve ser solicitado em uma agência da Caixa Econômica Federal o extrato analítico do FGTS a partir de julho/1999. Em posse do extrato, o trabalhador deve procurar um diretor do STIPDAENIT ou se dirigir ao departamento jurídico do sindicato para preencher a procuração e entrar com a ação. O presidente Francisco Areias destacou que, por ser muito grande a dívida do governo com trabalhadores em todo o Brasil – cerca de 3 bilhões de reais – é importante recorrer judicialmente para poder ser ressarcido mais rápido, pois o governo tende a postergar o pagamento de uma dívida deste porte.

A isonomia dos novos concursados da CEDAE também foi discutida na reunião. O STIPDAENIT já entrou com dois processos, sendo que um já foi recusado. O outro ainda está tramitando e o sindicato vai estar atento para agir prontamente em caso de novo resultado negativo.

Outro ponto importantíssimo da reunião foi a mobilização articulada entre o STIPDAENIT, o SINTSAMA-RJ e o STAECNON para a realização de ato contra a privatização da CEDAE. O evento está marcado para o dia 13 de fevereiro, às 18h, em frente à sede da CEDAE – Av. Presidente Vargas, 2655. “A questão da CEDAE está abafada, amortizada. Mas, ela não está esquecida no governo do estado. Por isso, temos que ficar vigilantes. Temos que manter um olho aberto e o outro fechado”, salientou o presidente Francisco Areias. O presidente destacou, ainda, a necessidade de a categoria cobrar da CEDAE a realização de concursos públicos, de forma a rejuvenescer o quadro de funcionários da CEDAE e manter a qualidade da empresa sempre em alta, sem a necessidade de terceirizações.

 

O vice-presidente Sergio Araújo, que inclusive trabalha há 20 anos como instalador de água na ETA de Laranjal, também destacou a importância de a categoria se fazer presente no ato do próximo dia 13. “Venho pedir mais uma vez o apelo de todo mundo, que possamos ir juntos neste ato. Temos que ficar de olho, pois existe um plano de privatização abafado. Se não ficarmos ligados, eles podem colocar isso em prática”. O STIPDAENIT vai disponibilizar ônibus para levar os trabalhadores ao ato, saindo da ETA de Imunama-Laranjal e do centro de São Gonçalo, passando pela ETE de Pedrinhas, às 17h. “O governo está batendo forte e se a gente não fizer essa união, a gente vai perder nossas conquistas, nossos empregos”, disse o soldador Aldir Antunes, que garante participar do ato. “Eu já estou aposentado, mas estou presente em todos os movimentos para ajudar os companheiros, pelo menos em número”, disse o presidente da AFTAE, José Ari, que colocou a instituição à disposição do STIPDAENIT para apoiar o ato.

A apresentação do motorhome que vai servir de consultório odontológico móvel aos trabalhadores fez sucesso na ETA de Laranjal. “Gostei muito do motorhome, vai ajudar bastante a gente”, disse o operador de máquinas pesadas José Pereira da Silva. “A gente está brigando há muito tempo por isso, é um benefício nosso, um ganho. Ficou muito interessante”, comemorou o soldador Aldir Antunes. O presidente da AFTAE, José Ari, foi outro a destacar a aquisição do veículo “Foi uma excelente iniciativa do sindicato, pois vai facilitar a vida do trabalhador. Às vezes, o trabalhador não consegue sair de sua base para fazer o tratamento. O motorhome vai deixa-lo mais à vontade para fazer o tratamento. Parabéns ao sindicato pela iniciativa de colocar o motorhome e o Sindicato Itinerante”.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br