Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

A TECNOLOGIA AUXILIANDO NA ECONOMIA DIÁRIA DE ÁGUA

27/02/2015

Os smartphones estão amplamente popularizados no planeta. Só no Brasil, foram vendidos 55 milhões desses aparelhos celulares em 2014. Seu grande diferencial em relação aos celulares convencionais são os diversos aplicativos disponíveis, que servem para entreter, informar, auxiliar em atividades diárias, ouvir música, assistir vídeos entre uma infinidade de funções.

A todo momento novos aplicativos são disponibilizados gratuitamente para downloado nos smartphones. Dentro da grande variedade disponível, os aplicativos preocupados com o meio ambiente também tem adquirido seu espaço, como o "Banho Rápido" e o "Pegada Hydros". Ambos tem o objetivo de incentivar o usuário a fazer um uso consciente da água.

Analisamos os dois aplicativos e explicamos a você como eles funcionam:

Banho Rápido

Como o nome já diz, foi criado para ajudar o usuário a tomar um banho mais rápido. O celular emite avisos sonoros ao final de cada etapa do banho (ensaboar o corpo, passar shampoo no cabelo, enxágue etc). Com o tempo, a tendência é o usuário adquirir o hábito de acelerar seu tempo debaixo do chuveiro, permitindo uma economia de aproximadamente 20 litros de água por banho. O aplicativo é gratuito e se encontra disponível para download na Google Play Store (celulares Android) e na Apple Store (celulares iPhone), podendo ser baixado em seu site: http://www.banhorapido.com/.

 

Pegada Hydros

Esse aplicativo informa quanto de água, aproximadamente, o usuário consome ao longo de um ano. Utilizando o conceito de água virtual, que leva em conta toda a água utilizada no processo produtivo de alimentos e bens industriais (leia mais sobre nesse link), o aplicativo soma a água envolvida em todas as atividades diárias e produtos consumidos pelo usuário, após este preencher um questionário de diversas perguntas que envolvem tempo de banho, uso de água para lavar o carro e alimentos e roupas consumidas, entre outras perguntas. Assim, o usuário tem noção de quanta água consome direta e indiretamente e pode traçar uma estratégia para reduzir esse consumo. O aplicativo também está disponível para Android e iPhone e seu download pode ser realizado no site do Projeto Hydros: http://www.projetohydros.com/pegada.

Ficou curioso? Então, instale os aplicativos no seu celular e faça um experimento. Esse é um exemplo de como a tecnologia pode ser útil para preservar o meio ambiente e facilitar a vida das pessoas. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br