Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

MPT NOTIFICA CEDAE E MARCA AUDIÊNCIA PARA DIA 12 DE FEVEREIRO

06/02/2015

O STIPDAENIT tem audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Niterói na próxima quinta-feira, dia 12, às 15h30, para tratar das alterações ao PCCS propostas pela CEDAE. O MPT vai ouvir o que tem a dizer sobre o assunto a CEDAE e o sindicato, de forma a buscar uma solução para o impasse.

Durante o final do ano passado, ainda na gestão de Vagner Victer, a CEDAE entregou a seus trabalhadores um Termo de Aditamento ao Contrato de Trabalho. O STIPDAENIT, receoso das armadilhas contidas no documento, orientou a categoria a não assiná-lo. O motivo era a falta de transparência da empresa em diversas cláusulas, como as referentes à aglutinação de cargos e os critérios para a promoção dos trabalhadores. Apesar dos convites para que a CEDAE participasse das plenárias convocadas pelo sindicato (nas quais a categoria votou pela não assinatura)  a empresa não mandou representantes. Quando estes foram à base prestar esclarecimentos, se mostraram confusos e imprecisos. Como resultado, a adesão ao termo de aditamento foi baixíssima, forçando a empresa a conceder novos prazos para a assinatura e a rever algumas cláusulas, mas ainda assim o documento se mostrava impreciso e não correspondia às reivindicações da categoria.

Dessa forma, o STIPDAENIT acionou o MPT, que notificou a companhia e marcou a audiência em questão. Cabe à CEDAE, agora, prestar seus esclarecimentos ao sindicato.

"O questionamento que a gente está fazendo junto ao MPT é que a CEDAE não esclareceu devidamente os critérios de promoção, aglutinação e atribuição dos cargos. O sindicato não aceita o modelo proposto pela gestão anterior, de Vágner Victer, pois o que era acordado nas reuniões do Comitê Paritário de RH não era respeitado. Por isso, entramos com essa reclamação no Ministério do Trabalho de forma a obter, por via judicial, os devidos esclarecimentos que foram solicitados pela categoria" resume o diretor jurídicos Sérgio Freitas. 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br