Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

INDÚSTRIAS FLUMINENSES COMEÇAM A SENTIR A FALTA DE ÁGUA

23/01/2015

Fonte: Agência Brasil - Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Pesquisa divulgada no dia 21 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)  com 487 empresas do setor revela que 30,6% estão enfrentando problemas devido ao baixo nível nos reservatórios de água. O gerente-geral de Meio Ambiente da Firjan, Luis Augusto Azevedo, disse à Agência Brasil que o resultado reflete a indústria fluminense como um todo, integrada por mais de 20 mil companhias.

A pesquisa revelou que muitas companhias vêm tomando medidas para reduzir o consumo de água. Nesse sentido, o controle do consumo foi apontado por 57% dos entrevistados, enquanto o controle de perdas na rede de distribuição foi citado por 28,5% e o reuso de água, por 25,8%

​Como especialista em meio ambiente, Azevedo não tem dúvida de que é fundamental a população participar do esforço de reduzir o consumo de água. “É necessário sensibilizar a população para economizar água, buscar suas formas de economia, verificar vazamentos.” Ele lembrou que existem inúmeras cartilhas elaboradas por órgãos públicos e privados com esse objetivo. “É cada vez mais fundamental que as pessoas participem. Temos também que adotar medidas de racionalização de água na agricultura. Enfim, todos os setores têm de reduzir o 

consumo.”

 

Leia a lista de dicas do STIPDAENIT para você economizar água

De acordo com Azevedo, a crise caminha para o agravamento, uma vez que as chuvas esperadas para o período de dezembro e janeiro não estão ocorrendo. “Temos que nos preparar porque os próximos meses e anos serão difíceis em relação à disponibilidade de água.”

Em pesquisa divulgada em dezembro pela Firjan, a água era apontada como o quinto item de infraestrutura mais importante para as indústrias. A água foi citada por 27% dos entrevistados, à frente de portos (16%), ferrovias (14%) e aeroportos (6%).

Saiba mais sobre a importância da água na produção de alimentos e bens industrializados

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br