Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

08/01/2015

O verão já chegou e proporcionalmente ao aumento da temperatura será o do consumo de água. Para evitarmos o desperdício, o qual se torna ainda mais grave com a forte estiagem em diversos municípios do país, é necessário que modifiquemos certos hábitos no consumo.

Por isso, o STIPDAENIT elaborou algumas dicas para você tornar o consumo de água em sua residência mais sustentável:

1. Feche o chuveiro ao se ensaboar

Desligue o chuveiro ao passar sabão no corpo e procure se enxaguar apenas ao final do banho. Dessa forma, você estará evitando desperdício de água com o chuveiro ligado à toa ou enxaguando a mesma parte do corpo duas ou três vezes.

 

 

2. Ao escovar os dentes, utilize um copo para enxaguar a boca

A forma mais comum de realizar um enxague bucal é fazer uma "concha" com as mãos, levando a água até a boca enquanto a torneira permanece ligada - afinal, não tem como desligar a torneira com as mãos ocupadas formando a concha. O uso de um copo resolve o problema, permitindo que você utilize apenas a água necessária e não mantenha a torneira ligada.

 

3. Enxague a louça toda de uma só vez

A água que você aproveita para enxaguar panelas, copos ou bacias pode ser utilizada no enxágue de pratos e talheres. Experimente iniciar o enxágue dessa maneira e irá perceber a economia.

4. Limpe bem os restos de comida do prato

Quanto menos sujeira tiver nos pratos, menos água e sabão você vai precisar utilizar para lavá-los.

 

5. Evite a utilização de copos plásticos no trabalho

Conforme matéria publicada anteriormente em nosso site, a água é utilizada na produção dos mais diversos produtos, inclusive nos copos descartáveis. Ao utilizar o bebedouro do local de trabalho com uma caneca pessoal ou o mesmo copo diariamente, você evita o desperdício desses copinhos e, consequentemente, economiza água.

 

6. Lave uma grande quantidade de roupas de uma só vez

Utilize a máquina de lavar apenas quando esta estiver cheia. Além de economizar água, você também economiza sabão, trazendo um pequeno alívio para o seu bolso.

 

7. Reaproveite a água da máquina de lavar para outras atividades domésticas

Armazene em baldes a água utilizada para lavar as roupas, desde o enxágue até a torção, e reutilize lavando a área de serviços, limpando outros cômodos de sua casa, lavando a calçada, o quintal ou até mesmo seu carro. As formas de aproveitar são as mais variadas.

8. Não utilize mangueira para lavar o carro ou o quintal

Como já sugerimos no item anterior, utilize a água da máquina de lavar roupas para essas atividades. O desperdício com a mangueira é de aproximadamente 600 litros de água.

9. Recolha água da chuva quando possível

Se houvesse um colapso no sistema de água do país, todos precisaríamos recorrer às gotas que caem do céu. Por isso, não é nenhum absurdo coletar a água das chuvas para realizar as atividades sugeridas no item anterior. Quem mora em casa, por exemplo, pode colocar uma bacia embaixo da calha do telhado e aproveitar litros e mais litros de água.

 

10. Mantenha a caixa d'água tampada e limpa com frequência

Regule sua caixa d'água para evitar transbordamentos e mantenha-a limpa. Quando for lavá-la, dê preferência quando ela estiver vazia.

 

 

A seca tem deixado mais nítida a realidade: a água não é infinita e precisa, sim, ser bem conservada. Ao contrário de São Paulo, apenas alguns municípios do estado do Rio de Janeiro tem sofrido com a estiagem e, apesar de a Região Metropolitana ainda não ter sofrido reduções na vazão de água, a redução do índice dos reservatórios do Paraíba do Sul - os quais abastecem essas cidades - não pode ser desconsiderada. Apesar das negativas oficiais, especialistas apontam o risco de racionamento. Mas, além do medo de ficar sem água, deve pesar a consciência de preservar a natureza. 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br