Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

REIVINDICAÇÕES FEITAS PELO STIPDAENIT COMEÇAM A SER ATENDIDAS PELA CEDAE

04/12/2014

Em contato por email, o STIPDAENIT questionou a criação de quatro cargos diferentes (auxiliar,  ajudante, agente e especialista) pelo novo PCCS proposto pela empresa e se o treinamento seria imposto pela empresa aos trabalhadores para mudarem de função. Eis a mensagem enviada à CEDAE:

 

"Viemos, por deste email, solicitar explicações a respeito do termo de adesão ao novo PCCS. Acreditando nas boas intenções desta diretoria para com os trabalhadores, gostaria de saber por que não podem ser todos os cargos Agente de Saneamento da letra A até a letra K. Por que apresentar quatro cargos diferentes: auxiliar,  ajudante, agente e especialista?"

 

A CEDAE encaminhou a seguinte resposta: 

 

"PCCS – REESTRUTURAÇÃO DE ATRIBUIÇÕES DE CARGOS – TRANSFORMAÇÃO DE CARGOS

Visando esclarecer e regulamentar procedimentos definidos na RD nº 442/2014, de 30/10/2014, comunicamos aos empregados que:

- referente ao item 7 da RD nº 442/2014, fica estabelecido que todos os treinamentos específicos e definidos para os cargos transformados, no caso de alterações de suas especializações, serão ministrados e cumpridos pelos empregados, observadas as necessidades dos serviços, as indicações das chefias e gerências e com a concordância do empregado a ser treinado em procedimento específico.

- quanto ao prazo de 20 (vinte) dias para decisão de migração para o cargo transformado, fica prorrogado por mais 10 (dez) dias, totalizando 30 (dias) a contar da data do recebimento do Termo Aditivo."

 

Ou seja, um ponto já foi esclarecido pela CEDAE: o funcionário só irá realizar qualquer tipo de treinamento para se adequar a uma nova função SE concordar. Aguardamos, agora, o esclarecimento sobre a divisão de cargos e demais questões obscuras. 

Ressaltamos que essa mudança de postura da empresa, mais inclinada a ouvir os trabalhadores, só foi possível mediante a baixa adesão da categoria ao Termo de Aditamento ao Contrato de Trabalho. A concordância dos trabalhadores com a orientação do STIPDAENIT de não assinarem o documento surtiu efeito e vamos manter essa postura para ganharmos ainda mais!

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br