Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

AVANÇOS NO SANEAMENTO SÃO LENTOS E TORTUOSOS, DIZ PESQUISADORA

24/11/2014

Apesar de ser reconhecido pelos candidatos durante as campanhas políticas que o saneamento é uma demanda importantíssima da população, os avanços no setor são “lentos e tortuosos”, quando não ficam apenas nas promessas. É o que a professora da UFRJ e diretora da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) Ligia Bahia questiona em artigo publicado na edição desta segunda-feira (dia 24) do jornal O GLOBO, onde destaca a relação do saneamento com a saúde da população.

 Segundo a pesquisadora, países europeus e americanos que solucionaram seus problemas de saneamento têm populações mais saudáveis, o que constitui um indicador de desenvolvimento.

A pesquisadora reconhece os avanços nos últimos anos, os quais “tiraram o saneamento do limbo”, mas destaca números do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) de 2013 para ilustrar o difícil panorama, ainda falta muito para o Brasil avançar com força no saneamento. Segundo o PLANSAB, 33,9% da população têm atendimento precário e 6,8% não contam com abastecimento de água potável; as condições adequadas de esgoto e coleta de lixo atingem, respectivamente, 39,7% e 60% dos habitantes.

Clique no link abaixo para ler o artigo completo no site do jornal:

http://oglobo.globo.com/opiniao/grau-zero-da-saude-14630310

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br