Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

SAIU NA IMPRENSA: PARAÍBA DO SUL RECEBE DIARIAMENTE 600 MILHÕES DE LITROS DE ESGOTO

11/11/2014

Leia a matéria completa no site: http://oglobo.globo.com/rio/diariamente-600-milhoes-de-litros-de-esgoto-sao-despejados-na-bacia-do-paraiba-do-sul-14527146

 

A série de reportagens do GLOBO “O rio da cobiça”, que aborda a condição dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro, trouxe nessa terça-feira 11 matéria sobre o despejo diário de 600 milhões de litros de esgoto na Bacia do Paraíba do Sul, equivalente aos dejetos de uma cidade de 3 milhões de habitantes.

A Bacia do Paraíba do Sul abrange 184 municípios de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e conta com 7 mil indústrias e cerca de 6 mil pequenas, médias e grandes fazendas. No entanto, não parece haver muitas garantias de que o esgoto despejado por esse aglomerado industria e rural é devidamente tratado.

Com a seca, especialistas alertam para a proliferação das cianobactérias- microorganismos que podem gerar toxinas à saúde humana. A situação seria bem diferente se não houvesse tantos detritos despejados nos rios da bacia e os investimentos projetados por especialistas fossem realizados, como no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, da Coppetec/UFRJ. Apresentando há sete anos, o estudo estima que Rio, São Paulo e Minas deveriam investir R$ 4,4 bilhões ao longo de 20 anos para melhorar a situação ambiental. No entanto, a engenheira ambiental e ex-presidente do Inea, Marilene Ramos, acredita que apenas 3% do necessário foi investido desde 2007.

 

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br