Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Notícias

NA CÂMARA, BANCADA EMPRESARIAL SERÁ QUATRO VEZES MAIOR QUE A SINDICAL

27/10/2014

O  site Congresso em Foco, especializado na cobertura do Congresso Nacional, traz um levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) do tamanho de seis bancadas temáticas da Câmara dos Deputados para o quadriênio 2015-2018: empresarial, ruralista, evangélica, segurança, sindical, feminina e parentes. Nesse cenário, a bancada sindical encolheu enquanto a empresarial cresceu.

Clique para ler a matéria do Congresso em Foco com o levantamento do Diap

Atualmente, são 82 deputados ligados ao movimento sindical. No entanto, esse número cairá para 51 a partir do ano que vem. É o maior revés para o setor desde as eleições de 2002.

A bancada empresarial também foi reduzida. De 246 deputados eleitos em 2010, ela começará 2015 com 217, um número 4 vezes maior que o de sindicalistas.

Numa eleição marcada pela construção do Congresso mais conservador desde a redemocratização, é importante os trabalhadores se manterem unidos e conscientes das articulações na mais importante casa legislativa do País. Os poderes do mercado penetram através do patrocínio de deputados e senadores eleitos pelo povo, mas que estarão a serviço daqueles que bancam suas campanhas e lhes fornecem outras benesses. Apesar das garantias da presidenta Dilma de que ela não mexeria nas leis trabalhistas “nem que a vaca tussa”, os setores interessados na reforma da legislação trabalhista não devem sossegar tão fácil.

 

•  Veja outras notícias
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br