Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Concessionárias Privadas

ENTENDA A NÃO REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA DO GRUPO ÁGUAS DO BRASIL

13/01/2015

A diretoria do STIPDAENIT quer deixar claro a todos os trabalhadores das empresas do Grupo Águas do Brasil os motivos da não realização de assembleia para apreciação da última proposta patronal de Acordo Coletivo de Trabalho. Recebemos, no dia 29 de dezembro, uma notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) na qual havia uma DENÚNCIA ANÔNIMA DE COAÇÃO DE TRABALHADORES DO GRUPO ÁGUAS DO BRASIL PELA DIREÇÃO DA EMPRESA para aceitação do ACT. Leia a denúncia:

    “Pressão da empresa para aprovar sua proposta de reajuste de Acordo Coletivo. A primeira assembleia não aprovou o piso proposto pela empresa. A categoria quer o piso estadual. Estão pressionando os delegados sindicais com ameaças de demissões futuras ao término de seus mandatos. Estão indagando na empresa empregado por empregado se não estão satisfeitos com o emprego. Vão tentar na próxima assembleia pressionar com ameaças de demissão e represálias individuais”

    Lembramos a todos que a realização de assembleias para votação de acordos coletivos é garantida pela Constituição Federal.

    Sendo assim, decidimos suspender a realização de assembleia para que fosse apurada a ocorrência, pois CONSIDERAMOS O RISCO DA VOTAÇÃO SER INFLUENCIADA PELAS AMEAÇAS DA EMPRESA,  com muitos trabalhadores temendo demissões.

    Sobre o abaixo-assinado entregue ao sindicato pelos trabalhadores da Águas de Niterói pedindo a realização de assembleia, informamos que ESTAMOS ENCAMINHANDO ofício ao RH da Águas de Niterói solicitando uma reunião com os trabalhadores quinta-feira, dia 15, às 8h na sede da empresa, para esclarecermos os motivos da não realização da assembleia.

Portanto, reiteramos que A ASSEMBLEIA É SOBERANA E NÃO PODE SER INFLUENCIADA PELOS INTERESSES DO PATRÃO. Quem conhece o trabalho da nossa diretoria sabe muito bem que nunca nos esquivamos de ouvir os trabalhadores, muito pelo contrário: A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS E REUNIÕES DE BASE TEM SIDO CONSTANTE EM NOSSA GESTÃO. Será realizada uma assembleia assim que a empresa encaminhar uma proposta justa para a categoria e eles não tentarem influenciar na votaçao. 

 

A diretoria.

 

•  Veja outros textos
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br