Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Artigos

MOMENTO DIFÍCIL

14/12/2016

O povo brasileiro vem sofrendo uma série de ataques em 2016. O STF vetou a desaposentação, o Congresso Nacional está em vias de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 – que tramita no Senado como PEC 55 – a qual irá reduzir investimentos em saúde e educação nos próximos 20 anos e o Senado está prestes a votar o projeto de lei da terceirização das atividades-fim. No Rio de Janeiro, servidores públicos têm seus salários parcelados e o governo tenta aprovar em uma Alerj cercada de grades medidas de arrocho fiscal.

Em momentos de crise econômica, a pauta das privatizações ganha força e setores estratégicos entram na mira dos privatistas, como o saneamento básico. O presidente Temer quer, através de seu PPI chefiado por Moreira Franco, privatizar os serviços em todo o país – inclusive no Rio de Janeiro.

São golpes duros que, uma vez consumados, dificilmente são revertidos. A retirada de direitos é facilmente aprovada no Congresso; a remoção de projetos de lei ou emendas constitucionais, só com muita pressão popular.

O cedaeano precisa estar atento ao que acontece no país e se manter solidário às demais categorias e mobilizado para a luta. Além das ameaças de privatização da CEDAE, corremos o risco de perder conquistas históricas nos próximos anos se nada for feito. Vamos nos informar, conversar com amigos e familiares e ir à luta! 

 

•  Veja outros artigos
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br