Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Artigos

ÁGUA: O PETRÓLEO DO FUTURO

11/02/2014

Sérgio Freitas

Está se formando uma disputa poderosa pelos minguantes suprimentos de água doce do planeta. A água está se tornando o petróleo do século XXI, e um “CARTEL DA ÁGUA” se desenvolve para reivindicar a água doce do mundo para obtenção de lucro. Isso levaria a um retrocesso nas comunidades de todo o mundo.

Na disputa pelo controle da água, estão de um lado os cidadãos comuns, e do outro, poderosos interesses privados, as corporações transnacionais de água e alimentos, a maioria dos governos do Primeiro Mundo e a maioria das instituições internacionais - incluindo o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, OMC e parte da ONU.

Para essas forças, a água é uma commoditie a ser vendida e comercializada no mercado aberto. Essas mesmas forças estabeleceram uma infraestrutura elaborada para promover o controle privado da água e trabalham bem de perto umas com as outras.

Do outro lado dessa batalha, estão os cidadãos comuns, organizados em grandes movimentos globais para que seja feita a JUSTIÇA em relação ao uso da água, tais como: ambientalistas, ativistas de direitos humanos, grupos indígenas, feministas, pequenos agricultores, camponeses e milhares de comunidades da sociedade civil. Esses movimentos tem como objetivo principal, fazer com que a ÁGUA seja declarada, DEFINITIVAMENTE, um DIREITO HUMANO, e fazer com que esse reconhecimento seja SAGRADO em todos os níveis de governo, desde leis locais até constituições federais e um pacto abrangente da ONU.

A ÁGUA É UMA HERANÇA COMUM A TODOS OS SERES VIVOS, NÃO SÓ AOS HUMANOS, ALÉM DE UM BEM PÚBLICO QUE NÃO DEVE SER APROPRIADO COM O OBJETIVO DE SE OBTER LUCRO PESSOAL OU NEGADO ÀS PESSOAS QUE NÃO POSSAM PAGAR POR ELA.

 

Sérgio Freitas é diretor jurídico do STIPDAENIT.

•  Veja outros artigos
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br