Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Artigos

O PAPEL DA ENTIDADE SINDICAL

04/12/2014

Muitos trabalhadores pouco questionam a importância do sindicato em suas vidas. Alguns só se lembram da sua existência durante as negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), quando deveriam se inteirar mais as ações de seu sindicato.  Acreditando ser este  uma instituição que só serve para sugar dinheiro do trabalhador – pensamento esse alimentado por uma mídia sensacionalista e patronal - ignoram que o sindicalismo é um movimento histórico de defesa dos direitos trabalhistas e, em geral, da coletividade. Surgiu no início do século XIX na Inglaterra, o país capitalista mais desenvolvido do mundo à época, motivado pela revolta com o modo de produção capitalista e necessidade de união e solidariedade entre a classe trabalhadora.

No Brasil, o movimento sindical esteve envolvido nas principais lutas políticas da história recente. Liderou e apoiou o combate à ditadura militar, lutou pela anistia política, mobilizou-se nas Diretas Já, defendeu a Constituinte e contribuiu decisivamente nas eleições ocorridas após a ditadura. Como defende o presidente da Força Sindical-RJ, Francisco Dal Prá, “o movimento sindical brasileiro foi de extrema importância para a redemocratização do Brasil, a retomada do desenvolvimento econômico e a valorização da classe trabalhadora, por intermédio de consecutivas conquistas de ganhos salariais, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), política de aumento real do salário mínimo, entre outros avanços e benefícios”.

O trabalhador pode não perceber, mas o sindicato atua diariamente em sua defesa, seja pleiteando benefícios junto às diretorias das empresas, ingressando na Justiça com ações trabalhistas, orientando os trabalhadores sobre seus direitos, apurando denúncias de más condições de trabalho e demais abusos por parte dos patrões, entre outras iniciativas.

Mantendo-se informado e consciente do papel do sindicato, mais condições o trabalhador tem de exigir que a entidade sindical cumpra com seu dever de garantir os direitos trabalhistas e atuar diariamente em prol da categoria. Por isso, mantenha contato com os diretores, acesse o site e leia os informativos para poder esclarecer suas dúvidas e encaminhar suas sugestões para melhorar a gestão do sindicato. Sua importância não pode ser desprezada.

•  Veja outros artigos
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br