Bem-vindo ao STIPDAENIT   •   Fundado em 1985   •  
 
 
 
 

Artigos

O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO?

07/11/2014

Carlos Wagner, diretor de base do STIPDAENIT

Existe uma linha de pensamento enraizada nas empresas que a segurança do trabalho só existe para cobrar equipamentos de proteção individual dos trabalhadores.

Porém, a atuação da segurança do trabalho é prevencionista. Tem que agir antes do adoecimento do trabalhador ou que o acidente aconteça.

Por isso existem programas e ferramentas que devem ser colocadas em prática pelas empresas, tais como: PPRA, PCMSO, PCMAT, LTCAT, APR, PPR, PCA, PTE e OS. As atividades de cada processo devem ser documentadas, programas de gestão de qualidade como os 5S e o PDCA etc.

A melhor maneira de se criar a cultura de segurança é a implantação de treinamentos periódicos em todos os níveis da empresa, com implementação de treinamento admissional, treinamentos específicos para operadores de equipamentos (retroescavadeira, empilhadeira, ponte rolante  etc.), treinamento para trabalho com diferença de níveis, espaço confinados, riscos elétricos, CIPA, SIPAT com atuação de todos os empregados da empresa, e muitos outros.

A segurança do trabalho atua no ambiente onde o trabalhador realiza sua atividade, atua nas condições dos equipamentos utilizados durante a realização dos serviços, atua no treinamento do uso correto dos EPI e EPC e acompanha o desenvolvimento das atividades a fim de manter a qualidade de vida dos trabalhadores. 

•  Veja outros artigos
 
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói
Rua São João, 392 - Centro - CEP 24020-040 - Niterói / RJ
Fone : (21) 2719-6240   /   E-mail: contato@stipdaenit.org.br